De acordo com a supervisora de Controle de Qualidade do Semae, Tallita Tostes, a participação dos adolescentes em atividades que visam à preservação do meio ambiente auxiliará na manutenção da qualidade de vida das gerações futuras. “Justamente pelo fato de os jovens serem os próximos governantes do país, a conscientização deve ser trabalhada de forma disciplinada desde a infância e a adolescência o que resultará em um futuro melhor”, salientou.
A diretora de Meio Ambiente de Ouro Preto, Maria das Graças Ferreira (Filinha), acredita que essas visitas proporcionam aos jovens um melhor entendimento sobre a valorização ambiental. “Esses encontros são uma aula para os jovens, que são orientados sobre a melhor forma de descartar o lixo. Acho que o desafio é demostrar aos jovens que esses materiais podem virar renda”, explicou.
O Parlamento Jovem é um programa voltado para alunos do Ensino Médio que visa à formação política dos discentes. A iniciativa é uma ação da Câmara Municipal de Ouro Preto em parceria com o Núcleo de Direitos Humanos, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), e a Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O tema do Parlamento Jovem 2010 é “Resíduos Sólidos e Meio Ambiente”.