A temática dos filmes é voltada para a arte, o restauro e o pertencimento. Na quarta-feira (6), a partir das 14h, será exibido o filme “Narradores de Javé”, drama brasileiro de 2004 em coprodução com a França. É narrada a história da fictícia cidade de Javé, que será submersa pelas águas de uma hidroelétrica em construção e seus moradores não serão indenizados, pois não possuem escritura das terras. Com isso, eles percebem que se comprovarem a existência de algo histórico no lugar, a inundação não pode acontecer e decidem escrever sua história e transformar o local em patrimônio a ser preservado.
Já na sessão seguinte, na segunda-feira (11), o filme “Histórias de Marabaixo”, de caráter divino, trabalhará a questão do pertencimento, mostrando a história do povo negro do Amapá por meio de uma cerimônia religiosa que é retrato cultural do povo daquele estado, viajando numa das regiões culturalmente esquecidas do Brasil.
O Câmara Cine é um programa de democratização do cinema coordenado pelo Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Câmara de Ouro Preto. Realiza sessões gratuitas de filmes para a população ouro-pretana. As apresentações são oferecidas em escolas, sedes de associações de bairro, salões comunitários e nos distritos e bairros de Ouro Preto.