De acordo com Alencar da Silveira Jr., a Audiência Pública foi realizada em Ouro Preto a pedido do presidente da Câmara, vereador Júlio Pimenta (PPS), com vistas a discutir formas de planejar o município para receber o grande volume de turistas que provavelmente visitarão a cidade durante o maior evento esportivo do mundo. “Nós estamos observando o potencial turístico de toda Minas Gerais, porque é preciso pensar não somente durante a Copa do Mundo, mas também nos resultados que podem ser obtidos depois do campeonato. Por isso, vamos buscar trazer uma linha de crédito para ajudar todos os empresários a implementar melhorias na rede hoteleira do município, por exemplo”, salientou.
“Nós sabemos da grande importância da Copa do Mundo de 2014 para Ouro Preto com a visibilidade que um evento desse porte traz para a cidade, não só durante os jogos. Isso vai fomentar o turismo e gerar empregos. Contudo, nós temos que nos planejar em relação ao acesso à cidade, à segurança pública e à infraestrutura para preparar a nossa comunidade para receber esses turistas e inserir Ouro Preto no cenário do turismo mundial”, afirmou o presidente da Câmara de Ouro Preto, Júlio Pimenta.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Chiquinho de Assis, adiantou que a prefeitura está empenhada em realizar um forte trabalho para atrair pessoas e promover Ouro Preto como um grande e belo destino turístico. “Para a Copa do Mundo é muito difícil para o poder público sozinho ter uma visão abrangente e criar políticas para esse fim específico. Então, nós estamos buscando articular ações junto à sociedade, através de comitês estratégicos com a participação de diversas instituições para que a gente possa montar uma estratégia firme, forte e estruturada para a Copa de 2014”, garantiu.
Os vereadores Júlio Pimenta e Regina Braga destacaram o balanço positivo da Audiência Pública, com debates que versaram sobre as principais demandas do município no tocante às suas potencialidades turísticas no cenário mundial. É importante ressaltar que é preciso a união de esforços entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade para alcançar êxito no aperfeiçoamento do aparato turístico do município.